De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ibama afirma que entrave para que obras continuem parte da Funai

02/12/2014

Autor: Isaque Santiago

Fonte: Folha BV- http://www.folhabv.com.br



As empresas Alupar e Eletronorte, detentoras do consórcio Transnorte, que tem como objetivo conectar o Estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), através do linhão de Tucuruí, ainda não possuem licença ambiental para concluir o empreendimento.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não emitiu a licença prévia, pois a Fundação Nacional do Índio (Funai) se posicionou contra a ação, alegando que as obras afetariam as comunidades indígenas que vivem na reserva Waimiri Atroari, no sul do Estado, especialmente a comunidade Pirititi, descoberta recentemente em Rorainópolis.

As obras de extensão da linha já foram concluídas no Amazonas e, para chegar a Boa Vista, o empreendimento atravessaria a terra indígena Waimiri- Atroari e dos Pirititi por 121 quilômetros, além das zonas de amortecimento das unidades de conservação. No entanto, as obras de extensão da linha foram paralisadas, pois no dia 4 de novembro, após pedido do Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM), a Justiça Federal anulou o edital da linha.

Em nota, o órgão fiscalizador afirmou que acompanha a implantação do trecho do linhão entre Boa Vista e Manaus desde 2011, ano do leilão do edital para a contratação das empresas, e ressaltou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não cumpriu as recomendações referente à passagem das obras pela reserva indígena.

Para o MPF-AM, as irregularidades não estão centradas no empreendimento em si, mas na maneira autoritária como foi conduzido, sem ouvir previamente as populações afetadas e sem considerar alternativas que não atingissem povos tradicionais. Outro agravante apontado pelo órgão é a comunidade indígena Pirititi, recém-descoberta. O povo isolado estaria no meio do traçado definido.

O superintendente do Ibama em Roraima, Diego Bueno, afirmou que o órgão se mostra favorável à emissão da licença prévia para que as obras do linhão voltem a ser executadas. Ressaltou que o único entrave é a Funai que, segundo ele, se posicionou contra o empreendimento. "Há cerca de 60 dias, o Ibama emitiu um parecer favorável a emissão da licença ambiental prévia. O único impedimento são as comunidades indígenas", explicou.


CONSÓRCIO


A Folha entrou em contato com o consórcio Transnorte, responsável pelas obras do linhão, para que comentasse a decisão da Justiça. Os responsáveis concordaram em comentar o assunto somente no próximo dia 11.

No entanto, em matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, a titular do consórcio afirma que analisa a possibilidade de devolver o contrato de R$1,1 bilhão ao governo porque não tinham autorização para iniciar a obra, mais de três anos desde o seu leilão.

FUNAI


A Folha entrou em contato com a Fundação Nacional do Índio em Brasília, mas não houve retorno até o fechamento da matéria, às 19 horas



http://www.folhabv.com.br/novo/noticias/view/id/2708/titulo/Ibama+afirma+que+entrave+para+que+obras+continuem+parte+da+Funai
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.