De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Solicitada punição pela depredação em barragem

08/03/2005

Autor: MARILENE RODRIGUES

Fonte: Diário Catarinense-Florianópolis-SC



Equipamentos foram destruídos em José Boiteux

A Procuradoria da República quer a punição dos responsáveis pela depredação do maquinário na Barragem Norte, em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí. Foi encaminhado um ofício ontem à Delegacia de Polícia Federal em Itajaí. O documento pede a instalação de um inquérito policial.

- Houve omissão dos órgão públicos - denunciou o procurador João Marques Brandão Neto.

O procurador quer responsabilizar índios e órgãos públicos criminalmente pela depredação do patrimônio. Para ele, a Funai e a própria União não cumpriram com a função de preservar o patrimônio que foi depredado.

O gerente de Obras Hidráulicas do Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra), Milton Santana, também considera que os índios ultrapassaram o limite da tolerância.

- Penso que a Polícia Federal deva ser acionada e também o Exército - opinou Santana.

O gerente prometeu agendar para hoje uma visita ao local por uma equipe técnica para avaliar o estrago.

Sebastião Silveira, engenheiro sanitarista do Deinfra, chegou a José Boiteux ontem, ao meio-dia. Ele aproveitou a tarde para conversar com dois caciques da aldeia, mas não chegou a começar a avaliação por temer a tensão que predomina no local.

- Não entrei na barragem porque o clima lá ainda está nervoso - explicou Sebastião Silveira.

Até quinta-feira, Silveira espera poder fazer uma avaliação completa dos estragos na barragem.

( marilene.rodrigues@santa.com.br )

Interatividade
Como você acha que vai ser resolvido o conflito envolvendo as terras indígenas no Alto Vale do Itajaí?
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.