De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Requerimento do relator atende interesses antiindígenas de Roraima

29/09/1999

Fonte: Instituto Socioambiental - http://site-antigo.socioambiental.org/nsa



Requerimento do relator atende interesses antiindígenas de Roraima
O deputado Antônio Feijão pede informações sobre estrangeiros, grupos religiosos e ONGs que atuam em Terras Indígenas.

[29/09/1999 14:35]

Centrado sobretudo nos interesses da bancada de Roraima, o longo requerimento apresentado pelo relator da CPI, deputado Antônio Feijão, solicita à presidência da CPI que seja pedida à Polícia Federal informações sobre os estrangeiros que desempenham "direta ou indiretamente" atividades em terras indígenas. O relator pediu ainda que seja demandado ao Ministério da Justiça "investigação completa de possíveis atividades de grupos religiosos ou outras organizações não-governamentais, que buscam o insuflamento ou o incentivo de conflitos entre comunidades indígenas" ou "entre comunidades indígenas e não-indígenas na área Raposa-Serra do Sol e São Marcos", ambas localizadas em Roraima.

A Terra Indígena Raposa-Serra do Sol é ainda objeto de outro item do requerimento do deputado Feijão. No texto ao qual o ISA teve acesso - que foi emendado pela oposição e que, por acordo entre o relator e o deputado Pedro Wilson (PT-GO), será enviado aos gabinetes dos parlamentares para que seu conteúdo final seja conferido - Feijão demanda ao presidente da CPI (deputado Alceste Almeida, do PMDB de Roraima) que o ministro da Justiça forneça "cópia do laudo antropológico do laudo (sic) que propiciou o pedido de demarcação da área Raposa-Serra do Sol".

Em seguida, pede que "este laudo seja examinado por professores e antropólogos de universidades da Amazônia e, em especial, da Universidade Federal do Pará, do Amazonas e de Roraima, ou uma equipe composta por membros destas três universidades". Por sugestão dos deputados de oposição, foi incluída entre as entidades que avaliariam o laudo que propôs os limites da Raposa-Serra do Sol um antropólogo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Ainda em relação à área Raposa-Serra do Sol, o deputado Antônio Feijão quer que seja solicitado ao ministro da Justiça "informação sobre o processo de reconhecimento das ocupações não-índias (sic)" que existem terra indígena. Originalmente, o requerimento propunha que "no processo de demarcação seja atendido a exclusão dos plantios de rizicultura". Mas este trecho foi retirado após a intervenção dos deputados de oposição.

O requerimento do deputado Feijão pede ainda que a presidência da Funai envie à CPI cópia do processo de indenização dos agricultores instalados dentro da Terra Indígena São Marcos. O deputado apresenta como justificativa para este pedido o fato de que haveria 15 agricultores que se recusam a receber suas indenizações, por considerar que "suas propriedades" foram subavaliadas. Como último item, o relator da CPI pede que seja solicitado ao ministro da Justiça "a formação de um grupo interministerial juntamente com universidades de Roraima, Amazonas e Pará, para avaliar o grau de aculturamento e expedir diploma legal", tendo como objeto especificamente as comunidades indígenas das áreas São Marcos e Raposa-Serra do Sol.

ISA, 29/09/1999.

http://site-antigo.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=871
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.