De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Projeto em Angra, RJ, ajuda aldeia indígena no plantio de palmeira juçara

05/10/2013

Fonte: G1 - www.g1.globo.com




Um projeto em Angra dos Reis, RJ, está ajudando uma aldeia indígena no plantio da palmeira juçara. O objetivo é reproduzir a espécie, que está ameaçada de extinção, e contribuir pra uma interação mais sustentável da comunidade com o meio ambiente.

"A palmeira juçara é uma palmeira tradicional, ela é da Mata Atlântica. Tem grande importância ambiental, porque é alimento para diversos bichos, aves e roedores. E pode também ser utilizada para a produção de poupa, que é riquíssima do ponto de vista alimentar, e tem uma boa aceitação comercial", explica o subsecretário de agricultura do município, Rafael Ribeiro.

O programa começou em 2012, com 40 mil mudas cultivadas em uma área que faz parte da aldeia Guarani Sapukai, onde vivem aproximadamente 300 índios. Até o fim de 2013, a previsão é que sejam plantadas cerca de 10 mil mudas. Nos próximos dias, elas estarão prontas para serem transferidas para o local de plantio. O trabalho será acompanhado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) da cidade.

"A gente entra com toda a assistência técnica e o nosso conhecimento de campo para estar realizando o plantio dessas mudas", diz o supervisor da Emater Fábio da Silva Dias

Outra palmeira, a guaricanga, também será replantada. A espécie tem um grande valor cultural para os índios, já que as folhas são usadas na cobertura das casas.

"Os próprios indígenas estão aprendendo a reproduzir a espécie. Já são três mil mudas plantadas. Ela é de suma importância porque é de uso das coberturas tradicionais das casas guaranis", afirma Rafael Ribeiro.

http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2013/10/projeto-em-angra-rj-ajuda-aldeia-indigena-no-plantio-de-palmeira-jucara.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.