De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Deputado discute com índios PEC que altera demarcações de terras

19/03/2015

Autor: Erikson Walla

Fonte: Portal Vermelho - www.vermelho.org.br



O deputado federal Davidson Magalhães, do PCdoB, organizou um encontro com a delegação indígena que foi a Brasília, na última quarta-feira (18), para protestar contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 215/2000, que altera as regras para o processo de demarcação de terras. Pela proposta, a responsabilidade pela análise das demarcações passa da União para o Congresso Nacional.


A delegação era formada por mais de 100 indígenas da Bahia, principalmente dos povos Pataxó, Pataxó Hahãehãe, Kaimbé, Kariri e Tupinambá. Entre eles, estava o coordenador estadual de Questões Indígenas do PCdoB, Cacique Aruã Pataxó, vereador no município de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul do estado. Para Aruã, a proposta "rasga a Constituição".

No encontro com Davidson, o parlamentar garantiu apoio à causa. "Nós, da bancada do PCdoB, reafirmamos o compromisso de lutar para impedir o avanço dela [da PEC] na Câmara. O impacto que a aprovação da PEC terá na vida das populações tradicionais é regressivo. É uma manobra clara da bancada ruralista para impedir o processo de demarcação de terras", defendeu Magalhães.

Com a mudança, a bancada ruralista poderá interferir nas decisões para o benefício próprio, considerando que os parlamentares ligados ao setor representam maioria na Câmara dos Deputados. Um levantamento da Frente Parlamentar da Agropecuária indica que eles podem chegar a 263 dos 513 deputados empossados em janeiro, o que equivale a 51%.

Os indígenas, ao contrário, não possuem representantes eleitos na Câmara. As alterações também são previstas para os processos de demarcação de terras de quilombolas.


Proposta


A PEC 215 está parada há 15 anos e, agora, a Câmara criou uma Comissão Especial para discutir a proposta, também na última terça, apesar da pressão da delegação indígena. O deputado Nilson Leitão, do PSDB de Mato Grosso, foi o escolhido para presidir o colegiado. A previsão é de que um relatório com as definições seja apresentado em agosto.


De Salvador,
Erikson Walla

http://www.vermelho.org.br/noticia/260883-58
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.