De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MPF/MS: Acordo assegura 6o e 7o anos em escola indígena de Paranhos

06/05/2015

Fonte: Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul - MPF/MS - www.prms.mpf.mp.br



Novas turmas devem ser ofertadas já no 3o bimestre


O Ministério Público Federal (MPF) em Ponta Porã intermediou acordo entre a Prefeitura de Paranhos e lideranças da comunidade Pirajuí para garantir o direito de estudantes indígenas de frequentar as aulas na escola da aldeia. No acordo, o Município se comprometeu a oferecer, já no próximo bimestre letivo, o 6o e o 7o ano do Ensino Fundamental na escola da comunidade.

Com a medida, os estudantes que optarem por estudar no local, terão assegurado o acesso à educação indígena. Caso o aluno deseje permanecer nas instituições de ensino urbanas, a Prefeitura se comprometeu a manter o transporte escolar gratuito.

A contrapartida da comunidade no acordo foi o compromisso de matricular imediatamente todas as crianças em idade escolar que estão fora das salas de aula. As lideranças devem, ainda, fazer levantamento das demandas do 8o e 9o ano e do número de alunos matriculados no Ensino Médio.

Nova reunião para debater a necessidade da implantação de outras turmas e a reavaliação do oferecimento do Ensino Médio na comunidade está agendada para o mês de novembro. Participaram das negociações o MPF, representantes do município de Paranhos e do Governo do Estado e lideranças de Pirajuí.

http://www.prms.mpf.mp.br/servicos/sala-de-imprensa/noticias/2015/05/mpf-ms-acordo-assegura-6o-e-7o-anos-em-escola-indigena-de-paranhos
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.