De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

I Encontro de Avaliação da Educação Escolar Indígena do Estado de São Paulo

15/07/2015

Autor: Izabel Gobbi

Fonte: Fundação Nacional do Índio - Funai - www.funai.gov.br



Nos dias 08 e 09 de julho, caciques, lideranças, professores e estudantes indígenas das etnias Guarani Mbya, Tupi-Guarani/Nhandewa, Terena, Kaingang, Krenak e Maxakali, representando 18 aldeias do estado de São Paulo, juntamente com técnicos da FUNAI, estiveram reunidos na Opy (Casa de Reza) da Aldeia Tenondé Porã - Parelheiros/SP para debater, avaliar e propor melhorias para a Educação Escolar Indígena realizada em suas comunidades.

Os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre diversas questões que envolvem as atividades das escolas de suas aldeias e, de modo mais amplo, a educação de crianças e jovens indígenas, tais como: regime de contratação dos professores indígenas, calendário escolar, importância de Projetos Políticos Pedagógicos específicos e diferenciados, autonomia e sustentabilidade.

Na avaliação dos participantes, o encontro representou a oportunidade de unir forças na luta pela educação escolar indígena efetivamente diferenciada, específica e de qualidade. Avaliaram, ainda, que encontros como este devem ser realizados semestralmente, em aldeias diferentes, proporcionando a participação de indígenas de todas as regiões de São Paulo.

Além da reflexão e discussão sobre a educação escolar propriamente dita, foi identificada a necessidade de realização de projetos de educação comunitária que propiciem a valorização das culturas, a sustentabilidade e a autonomia dos povos indígenas que vivem em São Paulo.

O I Encontro de Avaliação da Educação Escolar Indígena do Estado de São Paulo contou com o apoio técnico e financeiro da FUNAI, por meio da Coordenação Geral de Promoção da Cidadania (CGPC/DPDS) e da Coordenação Regional do Litoral Sudeste (CORLIS).

Cumpre ressaltar que a FUNAI tem como atribuição monitorar as políticas públicas relativas à educação escolar indígena, sob a responsabilidade do MEC, dos estados e municípios. Sobretudo compete a FUNAI fomentar e apoiar processos educativos indígenas, que ocorrem em diferentes espaços e tempos de ensino e aprendizagem, de acordo com as suas culturas e que, portanto, dizem respeito à transmissão de conhecimentos e técnicas, atividades tradicionais, rituais, modos próprios de manejo dos recursos naturais e de gestão do território, produção do artesanato, entre outros conhecimentos próprios.

Texto: Izabel Gobbi (CGPC/FUNAI)
Colaboração: Tiago de Oliveira (Professor Indígena/Aldeia Nimuendaju - SP)

Mais fotos em nosso Flickr

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/3341-i-encontro-de-avaliacao-da-educacao-escolar-indigena-do-estado-de-sao-paulo
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.