De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Xavantes de Marãiwatsédé conseguem revogação da portaria que alterava estrutura da Funai em Ribeirão Cascalheira (MT)

23/06/2015

Fonte: Ministério Público Federal em Mato Grosso - MPF/MT - www.prmt.mpf.mp.br



Nesta segunda-feira (22/06), depois de reunião com o cacique Damião Paridzané, da Terra Indígena Marãiwatsédé, e outras lideranças Xavante, o presidente da Funai assinou a revogação da portaria que havia alterado a estrutura do órgão em Ribeirão Cascalheira (MT).

Os índios se manifestaram contrariamente à transformação da Coordenação Regional da Funai em Ribeirão Cascalheira (MT) em Coordenação Técnica Local. Na prática, a mudança significaria menor autonomia para os trabalhos da FUNAI junto à comunidade indígena, que passaria a contar com o apoio da Coordenação Regional sediada em Cuiabá, a 736 km de distância.

A notícia da mudança na estrutura da Funai que atende aos Xavante de Marãiwatsédé foi recebida com preocupação pelos indígenas. O cacique Damião Paridzané levou a informação ao conhecimento de toda a comunidade e ao Ministério Público Federal, que esteve no território Xavante na semana passada.



"A preocupação é muito grande com a transformação da Coordenação Regional da Funai em Ribeirão Cascalheira em uma CTL [Coordenadoria Técnica Local] porque a comunidade sabe que CTL não consegue fazer nada e ainda há muito trabalho a ser feito em Marãiwtasédé", declarou o cacique.


A preocupação dos índios refere-se à necessidade de dar continuidade aos trabalhos que ainda precisam ser desenvolvidos na região para reverter a herança de devastação do território, até há um ano e meio completamente tomado por grandes fazendas agropecuárias. A comunidade ainda vive sob o receio de novas invasões de seu território, bem como com demonstrações constantes de hostilidade na região, resultado da longa luta para reaver o território de onde foram retirados nos anos 60 para dar espaço à expansão agropecuária.


Na reunião realizada na segunda-feira (22/06), na presidência da Funai, as lideranças indígenas estavam acompanhadas da procuradora da República Marcia Zollinger, que já trabalhou em Mato Grosso no caso de Marãiwatsédé, e de representante do CIMI (Conselho Indigenista Missionário). Na ocasião, o MPF sustentou que as mudanças administrativas que impactam a comunidade devem ser previamente discutidas, garantindo a oitiva e participação da comunidade, assegurando que não haja retrocesso no atendimento aos povos indígenas.

http://www.prmt.mpf.mp.br/noticias/xavantes-de-maraiwatsede-conseguem-revogacao-da-portaria-que-alterava-estrutura-da-funai-em-ribeirao-cascalheira-mt#.VbKKWd_iu1I
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.