De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Após dois dias desaparecido, índio pataxó é encontrado morto em Ilhéus

26/04/2014

Autor: Louise Lobato

Fonte: Correio 24h (Salvador - BA) - www.correio24h.com.br



Irmão da vítima deu queixa do desaparecimento do irmão. O índio foi encontrado morto perto de casa, com perfurações no rosto e no tórax causadas possivelmente por tiros


Após dois dias desaparecido, um índio de 57 anos foi encontrado morto na zona rural de Ilhéus, município do Sul baiano, na sexta-feira (25). Ele foi localizado por uma tropa do Exército que atuou na região durante a duração do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Estado da Bahia, decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff durante a greve da Polícia Militar.

Segundo o tenente-coronel Silva Neto, comandante das tropas de Ilhéus, o próprio irmão da vítima procurou os militares e disse que o irmão estava desaparecido. "Estávamos com uma patrulha atuando na área, que foi contactada pelo irmão dele, dizendo que a vítima estava desaparecida há cerca de dois dias. Ele forneceu o endereço do irmão, onde encontramos o corpo no início da noite de ontem [sexta", relata.

O corpo de Luís dos Santos Santana foi encontrado perto da própria residência, em uma área de pasto. "Ele apresentava perfurações no tórax e no rosto que parecem ter sido provocadas por tiros, mas a causa da morte dele ainda vai ser definida pela Polícia Civil", disse o militar.

A área foi isolada até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, que realizou a perícia do local na manhã deste sábado (26). Ainda segundo o tenente-coronal Silva Neto, eles não conseguiram chegar ontem porque a região onde o crime aconteceu é de difícil acesso, piorado com a chuva que caía na localidade.

Não há informações sobre o que teria motivado a morte de Luís, que havia se mudado para a região de Ilhéus com a família em 2013. A vítima era oriunda da terra indígena Caramuru-Paraguaçu, de usufruto do povo Pataxós-hã-hã-hães, no Sul da Bahia. O local, no entanto, não fica próximo de Ilhéus.

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/apos-dois-dias-desaparecido-indio-pataxo-e-encontrado-morto-em-ilheus/?cHash=87a2dabc68c3cd054beae7cb84c4f6cc
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.