De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Como os indígenas veem estudo da Codeplan sobre perfil deles em Brasília

28/04/2015

Fonte: Rádio Nacional de Brasilia/EBC - www.radios.ebc.com.br



Estudo indica que existem 6 mil indígenas na área urbana do Distrito Federal e traça o perfil desta comunidade



A Codeplan divulgou recentemente uma pesquisa que traça o perfil dos indígenas que vivem no Distrito Federal. O estudo indica que 6 mil indígenas vivem no DF. Segundo o chefe do Núcleo de Diversidade Cultura, Oswaldo Xukuru, hoje, para os indígenas no Disitrito Federal, este estudo é muito importante, porque em épocas passadas os indígenas ficaram muito esquecidos. Esta pesquisa demonstra interesse do governo do DF em abrir as protas para os indígenas e realizar políticas públicas para este segmento.

A pesquisa aponta que 13% dos que se declaram indígenas moram em Ceilândia. Xucuru acredita que esse número é real, porque lá é uma das maiores cidades do DF e porque favorece o indígena poder mostrar sua cultura.

Quanto à questão das dificuldades enfrentadas sobre o uso da língua, pelo fato dos indígenas tentarem conservar sua cultura. O chefe do Núcleo de Diversidade Cultural, isso demonstra que tem que haver uma educação diferenciada para os indígenas, e não haver preconceito quando se trata desta situação.

Confira a entrevista com o indígena Oswaldo Xukuru ao programa Tarde Nacional, apresentação da jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.

http://radios.ebc.com.br/tarde-nacional-brasilia/edicao/2015-04/como-os-indigenas-veem-estudo-da-codeplan-sobre-perfil-deles
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.