De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Tribo liderada por mulher busca reconhecimento

24/10/1995

Fonte: O Povo, Cidades, p. 1E (Fortaleza - CE)



Documentos anexos


Em Aquiraz, na localidade de Trairussu, a 40 quilômetros de Fortaleza, vivem 31 famílias da tribo dos índios Genipapo-Canindé. A aldeia passou anos isolada do resto da cidade. Mesmo os pesquisadores não a procuravam. Somente no início da década de 80, foi inserida em um estudo elaborado pela Universidade Estadual do Ceará (UECe), que teve a participação de técnicos do então Governo alemão-ocidental. Liderados pela cacique Maria de Lourdes da Conceição Alves, 50, conhecida como "Pequena", partem agora em busca de reconhecimento.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) ainda não realizou estudos sobre a população da tribo. Em março último, a cacique esteve em Brasília, onde participou de um encontro de líderes indígenas de várias partes do Brasil. O Presidente do órgão, Márcio Santilli, foi à reunião e, na época, ouviu a reivindicação dos genipapo-canindés, pessoalmente. O número exato de membros ainda vivendo na aldeia é de aproximadamente 160. "Mas, se considerarmos quem mora fora, chegam a mais de 500" diz "Pequena".


O Povo, 24/10/1995, Cidades, p. 1E
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.