De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Denúncia de índios movimenta federais
29/06/1977
Fonte: O Estado de S. Paulo (São Paulo - SP)
Documentos anexos
Índios Xokleng denunciam madeireiros por exploração ilegal em suas terras. Além da extração da madeira, o grupo indígena percebeu a criação de uma estrada de sete quilômetros dentro da mata virgem. O cacique Voia Paté, junto a membros da etnia, prendeu seis empregados da madeireira Tost impedindo também a retirada de caminhão, tratores e serras do local. Índios também acusam Ari Martins, chefe do posto da Funai, de ser cúmplice da invasão. O cacique comunicou que, depois de se reunir com o restante do grupo, foi decidido o pedido de emancipação da condição de índios, alegando que eles são considerados incapazes pela legislação vigente. O grupo acredita que a emancipação, em conjunto com a divisão e distribuição de lotes aos índios, afastará a espoliação da própria Funai. Para o presidente da Funai, o pedido aconteceu por decorrência de pressões dos madeireiros.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.