De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Tupiniquins e guaranis demarcam as suas terras

28/06/1980

Fonte: Diário do Paraná (Curitiba - PR)



Documentos anexos


Em Espírito Santo, indígenas Tupiniquim e Guarani reiniciam o processo de demarcação de suas terras por conta própria, após o fim do prazo de uma semana acordado com a Polícia Federal e a Funai. Para intimidá-los, guardas florestais da empresa Aracruz Celulose fecham trechos da estrada que liga a área a municípios próximos, colocando a população não-indígena contra os índios e criando uma atmosfera de medo na região.
Em Minas Gerais, organizações da sociedade civil encaminham ao ministro do Interior um abaixo-assinado reivindicando que seja garantido aos indígenas Krenak a integridade de seu território, e não apenas a Fazenda Guarani, onde permaneceram por anos confinados. O documento é resultado de um seminário indigenista realizado em Belo Horizonte nos dias 2 e 3 de junho.
Em Brasília, a Funai informou que o ministro do Interior já solicitou recursos financeiros à Presidência da República para o reassentamento de posseiros e fazendeiros que vivem nas terras indígenas dos Xavante, conhecidas como Pimentel Barbosa e Parabubure, no Mato Grosso.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source