De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Comunidade indígena sofre à espera de escola com obra abandonada

05/08/2015

Fonte: G1 - www.g1.globo.com



lunos de uma escola localizada no interior de Chapecó, Oeste catarinense, estão sofrendo com a estrutura precária do local. Uma nova unidade começou a ser construída, mas a obra está abandonada há dois anos e, mesmo sem estar pronta, já precisa de uma reforma.

A Escola de Educação Básica Sapeticó fica dentro da Aldeia Indígena Condá. No local, estudantes convivem com rachaduras, infiltrações, forro aberto e móveis danificados. Além disso, a falta de espaço também é um problema.

Da janela de uma das salas de aula, os alunos enxergam a nova estrutura que, hoje em dia, mais parece velha. "Tem que começar tudo de novo né, pelo jeito que a gente vê ali", relata o coordenador da unidade, Jorge Nascimento.

A obra, que estava em fase final, foi parada em 2013. Agora, o que se encontra no local são móveis deteriorados, pintura estragada, vidros quebrados e mato.

Em fevereiro, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação contra o estado de Santa Catarina e a União, determinando que as obras fossem retomadas em 30 dias. Os órgãos conseguiram uma liminar, que aumentou o prazo para 60 dias.

Já se passaram seis meses e nada mudou. Nesse meio tempo, uma multa de R$ 1 mil está sendo cobrada por dia para que o trabalho recomece. No dia 8 de julho desse ano, o MPF fez ainda uma petição à Justiça para que esse valor seja cobrado logo e alguma coisa seja efetivamente feita.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/08/comunidade-indigena-sofre-espera-de-escola-com-obra-abandonada.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.