De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Relatora da ONU preocupa-se com pauta anti-indígena do Congresso Nacional

08/03/2016

Fonte: Apib- https://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com



Em reunião na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara na tarde dessa terça-feira (8), a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre direitos dos povos indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, demonstrou preocupação com projetos anti-indígenas em tramitação no Congresso Nacional, especialmente a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que pretende transferir do Poder Executivo para o Legislativo a decisão sobre as demarcações de Terras Indígenas (TIs).

Paulino Montejo, assessor da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), advertiu que tramitam no Poder Legislativo ao menos 182 propostas anti-indígenas. Victoria Tauli-Corpuz, que é indígena do povo Kankana-ey Igorot, das Filipinas, ressaltou que caso a PEC seja aprovada, prevaleceriam os interesses políticos na demarcação de TIs e "haveria poucas chances de as populações indígenas terem seus direitos a suas terras reconhecidos e protegidos", e destacou que os "povos indígenas jamais podem ser considerados obstáculos ao desenvolvimento".

Parlamentares, representantes de comunidades indígenas e tradicionais e organizações indigenistas e da sociedade civil, como a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), denunciaram à relatora o cenário de violações aos direitos indígenas no país. A indígena Rosane Kaingang lembrou o assassinato de uma criança de seu povo, de apenas dois anos, degolada na cidade de Imbituba (SC) enquanto era amamentada pela mãe. "O que dói mais é a impunidade", disse emocionada.

Paulino Montejo manifestou a preocupação dos povos indígenas com o ataque sistemático dos Três Poderes contra seus direitos, "na perspectiva de um assustador plano etnocida e quem sabe genocida". O assessor da Apib mencionou ainda a criminalização, os assassinatos e a perseguição sofrida por lideranças indígenas em todo o país e criticou o desmonte da Fundação Nacional do Índio (Funai), que teve o corte de 114 cargos técnicos e o fechamento de pelo menos 41 Coordenações Técnicas Locais anunciados pelo governo.

A relatora permanece no país até o dia 17 de março, e visitará comunidades indígenas nos estados do Mato Grosso do Sul, da Bahia e do Pará.



https://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/2016/03/08/relatora-da-onu-preocupa-se-com-pauta-anti-indigena-do-congresso-nacional/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source