De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Presença da CPI em aldeia de Morro dos Cavalos cria tensão entre indígenas

31/03/2016

Fonte: Diário Catarinense - http://dc.clicrbs.com.br



Com previsão de durar de três a cinco horas, resumiu-se a cerca de uma a conversa entre representantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funai e do Incra na tarde de ontem na terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Desconfortáveis com a "visita" inesperada e sem tempo para preparar a comunidade para a chegada de pessoas estranhas, as lideranças guarani encerraram o assunto mais cedo.

- Queremos entender o objetivo desse trabalho, a razão de estarem em um lugar onde vive uma comunidade, quais perguntas serão feitas e o que vamos fazer aqui? - indagou o cacique Hyral Moreira, escolhido pelas lideranças para falar em nome dos guarani.

Antes disso, os representantes da CPI já tinham sido surpreendidos com uma atitude dos índios: tinham decidido manter o guarani como a língua do encontro, o que obrigou o cacique Moreira a fazer a tradução para o português.A reunião foi conduzida pelo procurador do Estado do Rio Grande do Sul Rodinei Candeia. A presença dele na CPI atende a um requerimento da Câmara Federal à Procuradoria Geral de Justiça do Estado vizinho. Candeia atua como assessor especial da Câmara Federal. Foi ele o responsável pela suspensão da ampliação da terra indígena de Mato Preto (RS) sob argumento de irregularidades no processo de demarcação.

À medida que as perguntas eram feitas, o clima tensionava. Coube à procuradora da República em Santa Catarina, Analucia Hartmann, intervir. Ela disse que é necessário respeitar os usos e costumes das comunidades indígenas e questionou se não seria melhor se os deputados federais que irão presidir os trabalhos visitassem a aldeia em vez de se basear apenas em respostas transcritas por áudio. Defendeu que a área do Morro dos Cavalos já foi reconhecida pelo Ministério da Justiça e demarcada como território indígena com pareceres e laudos.

Ao responder às perguntas, o cacique Moreira falou da territorialidade e do quanto para os índios a coletividade está acima de tudo:

- A história deste país já mostrou que nós, índios, estávamos aqui. As terras guarani se estendem do Espírito Santo até a Bacia do Prata.

O procurador Candeia disse compreender que a comunidade indígena de Morro dos Cavalos entende que a posse da terra passa por um processo imemorial (sem marco temporal) e sem dar relevância sobre qual comunidade ocupa uma área. Sobre a reação das lideranças em não responder, considerou que foi dentro da legitimidade.

Já Fernando Rocha, consultor jurídico da Câmara Federal,se mostrou contrariado com o encerramento antecipado da reunião. Para ele,havia uma disposição dos caciques "para que as coisas não fluíssem". Isso teria se evidenciado quando o cacique Hyral Moreira negou-se a dizer o nome do município onde nasceu. Hyral, formado em Direito, vive na aldeia guarani deMbya de São Miguel, em Biguaçu. É reconhecido como uma das principais lideranças no sul do país, com conhecimento das leis e empenhado na defesa dos direitos dos povos indígenas.

Encerrada a reunião, os guarani formaram uma roda com lideranças e moradores para avaliar a reunião. Um dos objetivos eram trazer tranquilidade para as famílias que vivem no Morro dos Cavalos e assegurar que a luta pela demarcação da terra irá continuar independente dos avanços e conclusões da CPI.

- Queremos a homologação da terra que já foi demarcada - defendeu o cacique Timóteo Gonçalves.

Candeia informou que as diligências locais vão continuar hoje e amanhã e que, se necessário, os caciques poderão ser convidados a ir até Brasília para responder aos parlamentares da CPI. Amanhã, os membros da comissão vão visitar o DNIT, a Polícia Rodoviária Federal, o Ibama e a Fatma. Também está previsto encontro na Ordem do Advogados do Brasil (OAB) de SC.



http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticia/2016/03/presenca-da-cpi-em-aldeia-de-morro-dos-cavalos-cria-tensao-entre-indigenas-5649249.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.