De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Saúde indígena é tema de reunião ampliada

04/04/2016

Fonte: Folha Max- http://www.folhamax.com.br



A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove de 5 a 7 de abril, no auditório do Ministério da Saúde, reunião ampliada para discutir o combate e controle da Hanseníase e Tuberculose nas aldeias indígenas. Participarão profissionais de saúde dos distritos sanitários especiais indígenas do Araguaia, Cuiabá, Kayapó Mato Grosso, Xavante, Xingu e Vilhena, além de representantes dos 16 escritórios regionais de Saúde do estado e outras instituições governamentais e não governamentais.

A proposta é conhecer a realidade dos povos indígenas em relação às doenças, compreender os fatores que agravam as doenças nas aldeias e, sobretudo, construir propostas e ações conjuntas para o combate e controle das enfermidades.

A secretária adjunta de Políticas, Atenção à Saúde e Regionalização, Salete Ribeiro, destaca que estão envolvidas na iniciativa equipes da saúde indígena, coordenadoria de vigilância epidemiológica, área técnica de tuberculose e hanseníase. "É um trabalho ampliado e precisamos envolver todos os profissionais de saúde num objetivo em comum: ampliar os olhares para além da atenção à saúde dos povos indígenas", disse Salete.

Durante a reunião, será apresentada a política nacional da saúde indígena e a caracterização dos distritos sanitários especiais indígenas, com perfil epidemiológico, organização dos serviços para agravos, dificuldades encontradas na atenção à saúde dos portadores de tuberculose e hanseníase, vigilância epidemiológica, entre outros temas.



http://www.folhamax.com.br/cidades/saude-indigena-e-tema-de-reuniao-ampliada/81501
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.