De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

CPI do Genocídio recebe lideranças e estudiosos sobre povos indígenas

07/04/2016

Fonte: Campo Grande News- http://www.campograndenews.com.br



A CPI do Genocídio irá receber nesta quinta-feira (07), lideranças indígenas para falar sobre as condições nas aldeias e contar sobre casos de violência, assim como historiadores e jornalistas, que são estudiosos sobre os povos indígenas. Eles poderão contribuir mais para os trabalhos da comissão parlamentar.

Entre os convidados estarão o historiador Marcelo Zelic e o pesquisador e jornalista Spensy Pimentel, assim como a liderança indígena Erciléia Souza, do município de Miranda, cidade que fica a 201 km de Campo Grande. A reunião está prevista para ocorrer a partir das 14h, no plenário da Assembleia Legislativa.

O historiador Marcelo Zelic foi o responsável por localizar o chamado "Relatório Figueiredo", que se trata de um documento produzido de 1967 a 1968 pelo então procurador Jader de Figueiredo Correia, pedido pelo extinto Ministério do Interior, dado como perdido em um incêndio.

Este documento relata os conflitos entre indígenas e proprietários rurais do então Estado do Mato Grosso, antes da divisão. Já o jornalista Spensy Pimentel, realizou uma pesquisa de campo em terra indígena de Dourados, em 2013, nas reservas Kaiowá e Guarani. Ele ainda acompanha a situação destes povos há mais de 15 anos.

A CPI do Genocídio apura se existiu omissão do Estado na elucidação de casos de violência contra indígenas, do ano 2.000 até 2015. Ela foi criada como uma resposta a investigação contra o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), que apura se a entidade está financiando ou incentivando as invasões de terras em Mato Grosso do Sul.



http://www.campograndenews.com.br/politica/cpi-do-genocidio-recebe-liderancas-e-estudiosos-sobre-povos-indigenas
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.