De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

CIR diz que Estado tem 90 mil indígenas

19/04/2016

Fonte: Folha BV - http://www.folhabv.com.br



Comemorado em 19 de abril, o Dia do Índio é lembrado por lideranças indígenas em todo o Estado como um misto de simbologia e representatividade aos povos nativos. De acordo com dados do Conselho Indígena de Roraima (CIR), atualmente 60 mil índios vivem nas aldeias e comunidades do Estado e 30 mil moram nas cidades, o que representa quase 20% da população.

Conforme o CIR, o Estado de Roraima possui 470 comunidades indígenas, distribuídas em 10 etnias (Macuxi, Yanomami, Patamona, Ingaricó, Wai Wai, Taurepang, Sapará, Wapixana e Xiriana). Existem 22 terras indígenas demarcadas no Estado, sendo uma, a Pirititi, que fica localizada na divisa de Roraima com o Amazonas, ainda em processo de regularização. Cerca de 10 milhões de hectares são ocupados por povos indígenas, 46% das terras do Estado.

O coordenador do CIR, Mário Nicácio, que é da etnia Wapichana, destacou que o reconhecimento acerca das batalhas travadas pelos povos indígenas em Roraima é tão importante quanto a data. "A gente considera que todo dia é dia do índio. Então, para nós, é um significado muito importante ter o nosso dia. Vemos que algumas escolas e universidades não indígenas estudam mais sobre os índios, reconhecendo as batalhas políticas, econômicas e sociais que enfrentamos aqui em Roraima", disse.

Segundo ele, apesar dos avanços e conquistas, os povos indígenas ainda possuem muitos desafios a serem enfrentados. "Nós temos a conquista da terra, o reconhecimento e a valorização cultural dos índios. Os nossos desafios são a implementação de políticas públicas, assim como as melhorias na educação do nosso povo", destacou.

Para Nicácio, a intervenção dos não índios nas terras indígenas é outro ponto que precisa ser visto com mais atenção. "É necessário que seja feita a retirada dos invasores, que acaba atingindo diretamente os indígenas. Temos como exemplo os Yanomami, que estão contaminados por mercúrio por conta da invasão de garimpeiros", explicou.

O coordenador ressaltou o papel do Conselho Indígena como referência para os indígenas no Estado. "O nosso Conselho e outros são referências, pois dão auxílios às aldeias e ajudam na relação com os órgãos indígenas. Nós fazemos a divulgação dos trabalhos feitos nas comunidades e até dos acordos indígenas de Roraima", frisou.



http://www.folhabv.com.br/noticia/CIR-diz-que-Estado-tem-90-mil-indigenas/15679
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.