De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MEC quer Estado como gestor, mas educadores preferem os municípios

20/11/1997

Fonte: Diário de Cuiabá (Cuiabá - MT)



Documentos anexos


O texto do capítulo indígena do PNE apresenta controvérsias e polêmicas. A representante do Comitê Nacional de Educação Indígena, Nietta Monte, em Cuiabá (MT), falou sobre o assunto durante a Conferência Ameríndia de Educação Indígena e o Congresso de Professores Índios, eventos realizados simultaneamente. Um dos pontos que gerou descontentamento por parte de educadores diz respeito a estadualização da educação nas aldeias. Este e outros aspectos foram comentados e rebatidos por Nietta Monte.

O professor Bartolomeu Meliá, em palestra concedida à Conferência Ameríndia de Educação, defendeu que a escola tenha sido a grande responsável pela degradação cultural e linguística dos indígenas, destacando três fatores que levaram a isso: o desrespeito à língua, a homogeneização do currículo e a má formação de professores.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.