De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Comunidades indígenas são inseridas nas políticas públicas governamentais

27/05/2016

Autor: Vinícius Rocha

Fonte: Agência Alagoas - http://www.agenciaalagoas.al.gov.br



Dando continuidade ao Programa de Distribuição de Sementes do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) realizou, nesta sexta-feira, 27, a entrega das sementes para comunidades indígenas do município de São Sebastião, no Agreste alagoano.

A ação foi possível graças ao trabalho da secretaria em parceria com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater-AL), que após a contratação de três técnicos indígenas aprovados no processo seletivo, formou a Comissão de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) Indígena e garantiu o acesso dessas comunidades às políticas públicas estaduais.

As aldeias Karapotó Terra Nova e Karapotó Plak-ô foram contempladas com sementes de milho, feijão e sorgo. Na próxima semana, cinco aldeias localizadas nos municípios de Joaquim Gomes, Palmeira dos Índios, Pariconha e Porto Real do Colégio também receberão os grãos.

O gerente regional da Emater-AL, Moisés Leandro Silva, explica que a demanda de distribuições da semente é da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), mas que a Emater vem contribuindo no apoio à distribuição e também com a participação dos técnicos do instituto durante as reuniões de cadastramento dos agricultores.

Após a entrega de sementes a Emater-AL realizará ainda a prestação de serviços de Ater para esse público. No início do mês a comissão, já havia feito levantamento das demandas dos agricultores familiares indígenas da região Agreste.

De acordo com o extensionista da Emater-AL, Marcelo Máximo, que faz parte da comissão, a chegada das sementes vem para contribuir com a inserção do índio alagoano nas políticas públicas estaduais.

"Agora, há todo um respaldo de assistência técnica para os agricultores, no plantio, na comercialização, e vai ser nossa participação direta com eles. É de grande importância porque vai ter o benefício tanto para consumo próprio, quanto para venda", enfatiza Marcelo.



http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/4421-comunidades-indigenas-sao-inseridas-nas-politicas-publicas-governamentais
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.