De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Ex-secretário do Cimi acha que emancipação do índio visa apenas terras
16/02/1978
Fonte: Jornal do Brasil (Rio de Janeiro - RJ)
Documentos anexos
O ex-secretário geral do Cimi, padre Antônio Iasi, condenou o projeto de emancipação indígena do ministro Rangel Reis, declarando que os que defendem a emancipação, estão realmente preocupados com a emancipação das terras dos índios. Para o padre, como de costume, o projeto será entregue pronto à Funai, em forma de lei, sem a participação do órgão, dos indígenas, nem de setores indigenistas. Ele acredita que, se emancipados, o destino dos indígenas será e marginalização. O coordenador do Incra, por sua vez, criticou a postura da Funai nos conflitos fundiários, afirmando que o órgão não defende as terras indígenas e não tenta retirar os invasores. Ele se referiu especificamente ao conflito existente na TI Rio das Cobras, onde 2000 indígenas Kaingang e Guarani Mbya e 500 famílias de posseiros ameaçam luta armada.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.