De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Comunidade do Truaru instala internet para garantir continuidade dos estudos

03/06/2016

Fonte: Folha BV



A internet se tornou uma ferramenta mundial de comunicação, sendo capaz de propagar informação e conhecimentos gerais para qualquer lugar com um único acesso. Em razão dessa facilidade, o grupo União Alternativa para o Desenvolvimento Social (UADS) elaborou o projeto de compra e instalação de uma antena de internet para ajudar na formação de nível superior dos moradores da Comunidade do Truaru, a cerca de 60 km de Boa Vista, trecho norte da BR-174, zona rural de Boa Vista.

De acordo com o professor e diretor do UADS, Mário Belarmino, a comunidade possui ensino fundamental e médio completos pela Escola Estadual Indígena Rosa Nascimento, mas a continuidade da formação para o nível superior é prejudicada pelos altos custos na Capital. "A internet vai facilitar o prosseguimento da nossa formação. Até a minha, sendo professor. Quanto mais perto de mim, da minha comunidade, melhor. Então eu vejo a internet como uma saída", disse.

Professor em Roraima desde 1997, Belarmino disse que também há preocupação com a formação continuada do professor. "Os jovens hoje têm mais conhecimento de uso tecnológico do que nós. Então, também é importante que saibamos como usufruir", frisou. Para isso, o grupo UADS abrirá convites e parcerias com pessoas do meio jurídico para a realização de palestras de orientação na comunidade ao uso da internet.

A Escola Estadual Indígena Rosa Nascimento, localizada na comunidade, é uma das inúmeras instituições que participam do programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), responsável pelo oferecimento gratuito à internet banda larga. Na escola já são realizados cursos de Técnico de Informática e de Metodologia de Ensino de História e Geografia, ambos à distância, em parceria com a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e do Instituto Federal de Roraima (IFRR). De acordo com Belarmino, novos cursos disponíveis fazem parte dos planos futuros do UADS, com a parceria de instituições educacionais da capital.


Expansão


A partir de segunda-feira, 6, pontos de internet serão vendidos pelo UADS em parceria da loja InfoRR. O objetivo é expandir o sinal para os interessados da região do Truaru e, assim, ultrapassar as barreiras impostas pela localização da comunidade.


Evento


Visando a arrecadação de recursos financeiros para o pagamento da antena, o UADS vai realizar a 2ª Festa Encontro dos Amigos durante de hoje, dia 3, até domingo, 5, na Comunidade do Truaru. Serão realizadas competições esportivas, concursos, bingo e apresentações musicais. No local também serão vendidas comidas e bebidas. O evento é aberto ao público em geral.



http://folhabv.com.br/noticia/Comunidade-do-Truaru-instala-internet-para-garantir-continuidade-dos-estudos/16962
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.