De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Começa demarcação da reserva

13/09/2005

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



Luiz Salvador, vice-cacique da aldeia

Uma área de 715 hectares, no município de Vicente Dutra, formará a reserva indígena Rio dos Índios. A medição, realizada por empresa do Paraná, deve estar concluída até o fim do mês. Vinte e três famílias caingangues moram no município do Médio Uruguai. No território destinado à reserva vivem 68 famílias de agricultores, muitos estabelecidos no local há 50 anos. Como terão que sair da área, muitos dizem não entender por que o Ministério da Justiça determinou a doação de terras onde os índios não viviam.

O prefeito Casemiro Telski disse estranhar que ninguém pediu licença para entrar nas terras dos agricultores e iniciar a demarcação. O vice-cacique da aldeia, Luiz Salvador, afirma que o compromisso da comunidade indígena é de que nenhum agricultor saia da área antes de receber da Funai a indenização pelas benfeitorias.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.