De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Escola para xavantes será discutida em audiência pública

19/09/2005

Fonte: Agência Câmara-DF



A Comissão de Direitos Humanos e Minorias vai reunir os índios xavantes da terra indígena Marãwatséde e representantes do governo federal para discutir os problemas da comunidade, particularmente a implantação de uma escola na área. A audiência pública, aprovada pela comissão na última quarta-feira (14), foi solicitada pelos deputados Iriny Lopes (PT-ES) e Eduardo Valverde (PT-RO).
O pedido de realização do debate partiu dos próprios xavantes, por meio de solicitação encaminhada pelo Conselho Indígena Missionário (Cimi) de Mato Grosso. O documento, de acordo com os deputados, adverte que os xavantes estão em uma "situação limite, e a postergação indefinida de soluções está a ponto de ocasionar conflitos".

Delegação em Brasília
Uma delegação xavante virá a Brasília ainda neste mês para discutir uma solução para o problema. Segundo Iriny e Valverde, os índios querem ser recebidos por parlamentares e autoridades do Executivo. A audiência pública, segundo os deputados, poderá facilitar a negociação entre os INDÍGENAS e o governo.
Deverão ser convidados o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto; o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart; o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda; o diretor de Assuntos Fundiários da Fundação Nacional do Índio (Funai), Artur Mendes; e um representante do Cimi. Parlamentares da Frente em Defesa dos Povos INDÍGENAS também deverão participar da audiência.

A data da audiência ainda não foi definida.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.