De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

500 anos: uma festa para FHC e outa para o 'povão'

20/04/2000

Fonte: Jornal da Tarde (São Paulo - SP)



Documentos anexos


Duas festas em Porto Seguro (BA) são preparadas para a comemoração dos 500 anos do país. Uma delas será na "Passarela do Álcool", que contará com nove mil convidados devidamente identificados. A outra, mais popular, será um dia depois e, diferente da primeira, não contará com a presença dos presidentes de Portugal e do Brasil. De acordo com o MST, que continua em "acampamento de mobilização", a preocupação é com a política agrária e não com as comemorações dos 500 anos.
A dois quilômetros do local onde será realizada uma missa, região em que a caravela vinda de Portugal deverá ser vista, acontece a Conferência dos Povos Indígenas, que reúne mil e quinhentos índios. No evento, são discutidas questões históricas como o não cumprimento do Estatuto do Índio, a ausência de demarcação das TIs e o mau atendimento à saúde.

Apesar de um alto investimento financeiro e de um prazo de dois anos de trabalho, a réplica da nau capitânia, utilizada por Pedro Álvares Cabral na época em que chegou ao Brasil, não conseguiu ser concluída.

O ministro do Esporte e Turismo, Rafael Greca, mandou confeccionar sungas e maiôs especiais para os Pataxó usarem durante as festividades dos 500 anos do país. Segundo a assessoria do ministério, a aquisição foi solicitada a fim de padronizar as vestimentas dos indígenas no evento.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.