De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índio usa arte em exposição para alertar sobre a exploração da AM

24/07/2016

Fonte: G1- http://g1.globo.com



Uma exposição aberta no Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) tenta chamar a atenção das pessoas para os processos de exploração e degradação da região Amazônica através de obras de arte. As peças são confeccionadas e expostas pelo índio Jaider Esbell, da etnia Makuxi e natural de uma comunidade na reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima.

A UFPI é a segunda universidade do Nordeste a receber a exposição, que deve percorrer todo o país após passar pelo Piauí. Ao todo são 16 peças com mensagens que permitem ao público ativar a imaginação e refletir sobre a importância da preservação da Amazônia. A exposição é intitulada de "It Was Amazon - Era uma vez Amazônia".

Em entrevista ao G1, Jaider Esbell disse que sua relação com a arte vem desde a infância e que sempre procurou defender a preservação da natureza e dos povos indígenas. Ele saiu da comunidade onde nasceu, a 200 km de Boa Vista, quando tinha 18 anos, fez curso superior e especialização, mas conta que sempre manteve uma relação de fidelidade com suas origens.

"Essa minha relação com arte começou ainda quando eu tinha seis anos, na minha comunidade. Eu vivo a plenitude na natureza e a vida saturada da cidade. Minha mensagem é um trabalho de conscientização sobre essa exploração generalizada da Amazônia e tenta mostrar que esse é um problema que impacta diretamente na sociedade. Todo mundo diz que ama a Amazônia, mas nada fazem", falou.

A conturbada relação do desenvolvimento com a agressão à natureza é bastante abordada pelo índio artista plástico. No espaço onde ocorre a exposição, algumas frutas foram colocadas para lembrar a valorização da agricultura familiar diante da expansão desenfreada da produção agrícola nas terras amazônicas. Segundo ele, um dos objetivos é justamente causar impacto e despertar o sentimento de que algo precisa ser feito.

"Eu busco proporcionar a socialização através da arte. Em muitas pessoas a gente percebe o impacto e o semblante de perplexidade e um dos objetivos é exatamente fazer com que a pessoa se veja como um agente potencial transformador dessa realidade. Hoje em dia as pessoas estão entrando em parafuso muito rápido e nós só vamos melhorar quando melhorarmos nossa relação com o dinheiro", falou.

Quem visita a exposição confessa que as obras de arte realmente despertam a imaginação e chamam atenção pela forma como transmitem a mensagem ao público. A piauiense Elizete Lopes, formada em artes na própria UFPI, ficou encantada com a riqueza de detalhes nas obras de Jaider Esbell. Ela levou a sobrinha que também se encantou com as peças.

"É muito válido essa perspectiva dele de mostrar essa problemática através da arte. A mensagem transmitida é muito legal. Esse tipo de exposição é muito bom porque além da gente se enriquecer com o trabalho do outro, ainda ganhamos uma nova visão. É uma pena que nem todos têm essa consciência. Se pudesse eu ficaria aqui o dia inteiro", afirmou.

Além de artista plástico, o índio Jaider Esbell é geógrafo, especialista em meio ambiente, escritor e produtor cultural. Em 2016 ele abriu mão do emprego no qual era concursado em Roraima para se dedicar exclusivamente às obras de arte e continuar levando sua mensagem para o país. Esbell foi indicado ao Pipa 2016, considerado o mais relevante prêmio brasileiro de artes visuais.

A exposição It Was Amazon ficará aberta na UFPI até o dia 31 de julho.



http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2016/07/indio-usa-arte-em-exposicao-para-alertar-sobre-exploracao-da-am.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.