De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Trupe de palhaços invade a aldeia indígena Guarani

26/08/2016

Fonte: Diário Catarinense- http://dc.clicrbs.com.br



Os índios da aldeia Guarani do Morro dos Cavalos, na Grande Florianópolis, estão vivendo experiências totalmente desde a tarde de quinta-feira. Especialmente as crianças, já que tudo foi sendo preparado para que elas vivam momentos de puro encantamento e magia até a tarde deste sábado. Nestes três dias a aldeia estará recebendo a turma da Traço Cia de Teatro e do Pallasos en Rebeldía, um dos maiores expoentes atuais de circo social a nível mundial. Eles promovem festivais em apoio aos movimentos sociais pela demarcação de terras no Brasil.

O Festiclown pela Terra é um festival de palhaços, cujos espetáculos vêm sendo apresentados desde o dia 30 de junho em comunidades indígenas e em acampamentos e assentamentos do MST, que lutam pelo direito à sua cultura e à terra. Em 2014, eles também se apresentaram na aldeia dos índios Kariri Xocó em Alagoas, no Festiclown Palestine e no Festiclown Favela, dentro do 2o Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro.

A programação começou ontem, quinta-feira, com uma ação coletiva no Centro de Florianópolis e participação dos artistas e dos índios Guarani. Nesta sexta, os palhaços e sua trupe seguem para a aldeia, onde está programada uma roda de conversa à volta da fogueira, um momento especial para troca de experiências e cultura. Todos vão dormir na aldeia, e o sábado promete ser um dia de muita atividade: Troca de sementes e plantio de mudas, almoço comunitário e, à tarde, o ponto alto da festa, principalmente para as crianças, com o Show Coletivo, e participação de artistas convidados.

A Pallasos en Rebeldía é uma rede internacional de grupos artísticos que promove a fraternidade entre os povos através da arte, usando a magia do circo. Atua em zonas de conflito e em apoio à luta pela sobrevivência dos povos originários. Por sua atuação, já recebeu diversas premiações, como o prêmio de honra do Festival da Primavera do Cine 2016 de Vigo, Espanha, pelo trabalho realizado em acampamentos de refugiadas na Europa, e o Prêmio Esperança de Palestina al Cor 2013, pelo compromisso com a liberdade do povo palestino.



http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/viviane-bevilacqua/noticia/2016/08/trupe-de-palhacos-invade-a-aldeia-indigena-guarani-7325305.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.