De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios poderão fazer curso superior de agroecologia

21/10/2005

Fonte: Radiobrás-Brasília-DF



Índios das tribos Terena e Kadiwéu, que vivem na Bacia do Rio Paraguai, terão a partir do próximo ano a possibilidade de fazer curso superior em gestão socioambiental a partir de
experiências vividas em suas comunidades. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresenta hoje (21), às 14 horas, ao ministro da Educação, Fernando Haddad, a proposta de criação do curso superior de agroecologia em terras indígenas de Mato Grosso do Sul. A solenidade será realizada no MEC.

A iniciativa, do Programa Pantanal, do Ministério do Meio Ambiente, tem como objetivo a formação de profissionais indígenas utilizando conceitos da antropologia, agroecologia e do
etnodesenvolvimento de acordo com os saberes tradicionais. O curso terá duração de três anos e meio e será realizado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Mato Grosso do Sul. As aulas serão dadas em regime de alternância, associando teoria e prática, a partir das experiências cotidianas dos estudantes em suas aldeias.

Para ser implementado, o curso contará com parcerias do Idaterra, governo de Mato Grosso do Sul, ministérios da Educação e do Desenvolvimento Agrário, Fundação nacional do Índio (Funai) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Populações Indígenas da UCDB.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.