De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios invadem casa em Seara

08/11/2005

Autor: DARCI DEBONA

Fonte: Diário Catarinense-Florianópolis-SC



Meta é ampliação de reserva


Dois meses depois de fecharem estradas no interior de Seara e o acesso de Paial a Chapecó, os indígenas de Toldo Pinhal retomaram ontem a mobilização solicitando a ampliação da reserva.

Por volta das 8h30, cerca de 40 indígenas entraram numa casa na comunidade de Linha Gramado, interior de Seara. De acordo com os Kaingang, a casa estava abandonada e a invasão foi pacífica. Eles estenderam faixas cobrando uma posição do Ministério da Justiça.

De acordo com o cacique, Lauri Alves, o estudo antropológico realizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) reconhece a área como indígena e o relatório foi encaminhado ao Ministério da Justiça no dia 7 de janeiro. Os Kaigang querem ampliar a reserva de Toldo Pinhal dos atuais 880 para 4,8 mil hectares. A ampliação atingiria 300 agricultores dos municípios de Seara, Paial e Arvoredo.

Lauri disse que a comissão criada no Estado para discutir os assuntos não está resolvendo nada, e aguarda uma posição do Ministério da Justiça.

- Nós não estamos invadindo pois esta terra nos foi roubada - diz o cacique, assegurando que a escola local será preservada.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.