De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Foirn encerra sua XV Assembleia Geral Eletiva e elege nova diretoria para 2017-2020

30/11/2016

Fonte: ISA- https://www.socioambiental.org




Em sua tradicional maloca Casa do Saber, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) reuniu cerca de 200 participantes entre 21 e 24 de novembro. Entre os temas discutidos estavam gestão territorial e ambiental, geração de renda, saúde e educação indígena, fortalecimento institucional e controle social.

A Foirn conta com 93 associações indígenas filiadas e desde 2003 se organizou por meio de cinco coordenadorias regionais divididas pelas calhas e afluentes dos principais rios da região: Içana; Uaupés; Tiquié; Baixo e Médio Rio Negro e; Alto Rio Negro. De acordo com seu estatuto são designados 100 delegados responsáveis por avaliar o mandato passado (2013-16), planejar novas ações e votar para o cargo de presidente da diretoria executiva. Esses delegados foram escolhidos nas cinco assembleias regionais realizadas no primeiro semestre deste ano. Além da avaliação e planejamento regionais, cada uma destas assembleias elegeu um membro da diretoria, quatro membros das coordenadorias e cinco do conselho diretor da Foirn.

Um dos destaques da assembleia geral foi o balanço desta última gestão da Foirn que realizou trabalhos relacionados: à educação escolar indígena do Rio Negro; ao trabalho de controle social com as instituições governamentais; à elaboração dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental; à construção de projetos de turismo; à geração e transferência de renda no Rio Negro; à valorização da cultura através de oficinas de pintura corporal, audiovisual e teatro; e com grandes avanços no fortalecimento institucional da Foirn.

Outra atividade da assembleia foi o planejamento por meio de grupos de trabalho cujo resultado pode ser acessado aqui.

Com ampla participação dos delegados e instituições convidadas, estes temas contaram com palestras seguidas de questionamentos e debates. Além da eleição, marcada para o último dia, uma decisão da assembleia envolveu a indicação de André Fernando Baniwa como gestor do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-ARN). Houve ainda o lançamento do vídeo sobre o Sistema Agrícola do Rio Negro, patrimônio cultural brasileiro, e as apresentações de abertura e encerramento com flautas japurutu e carriçu, forró, kuximauara e caxiri.

A diretoria para 2017-2020 ficou assim composta:
- Marivelton Rodrigues Barroso, Baré - Diretor Presidente
- Nildo José Miguel Fontes - Tukano, Diretor Vice Presidente
- Isaias Pereira Fontes - Baniwa, Diretor (1o Suplente)
- Almerinda Ramos de Lima, Tariano, Diretora (2o Suplente - optou não participar da eleição para presidência)
- Adão Francisco, Baré, Diretor (3o Suplente - optou por não participar da eleição para presidência)


Sobre os diretores eleitos


Marivelton Rodrigues Barroso, Baré - Presidente
De Santa Isabel do Rio Negro, Marivelton é o presidente mais jovem da Foirn. No entanto, tem participado ativamente do movimento indígena há dez anos. Sua curiosidade em conhecer os direitos dos povos indígenas e vontade de participar das ações do movimento indígena o levou a atuar na Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro (Acimrn) e a ocupar os cargos de zelador, operador de radiofonia e coordenador do departamento de jovens indígenas. Depois se tornou secretário da Coordenadoria Regional do Médio e Baixo Rio Negro e foi diretor da Foirn entre 2013-16.

Nildo José Miguel Fontes, Tukano - Vice-presidente
Vindo da região conhecida por muitos como local de nascença do movimento indígena do Rio Negro, Nildo participou das muitas mobilizações em Pari-Cachoeira e região. Fez parte de trabalhos para o controle social e melhoria da saúde indígena e foi diretor da Foirn entre 2013-16.

Isaias Pereira Fontes, Baniwa - 1o Suplente
Nascido na região do Rio Ayari, afluente do Rio Içana, Isaias acompanhou o desenvolvimento de projetos emblemáticos do movimento indígena no Içana, liderados principalmente pela Organização Indígena da Bacia do Içana (Oibi). Após a experiência de trabalhar no departamento financeiro da Foirn, Isaias foi eleito diretor entre 2013-16 onde acompanhou principalmente os projetos referentes ao fortalecimento institucional.

Almerinda Ramos de Lima, Tariana - 2o Suplente
A primeira mulher presidente da Foirn, eleita em 2013 (https://site-antigo.socioambiental.org/noticias/nsa/detalhe?id=3704), Almerinda nasceu na comunidade de Nova Esperança no Médio Uaupés e estudou no distrito de Iauaretê a partir do ano de fundação da Foirn, em 1987. Desde então, acompanha as lutas do movimento indígena cujo pai, Armando de Lima, é importante liderança. Participou por mais de 15 anos na Associação das Mulheres Indígena de Iauaretê (Amidi) antes de ser eleita presidente da Foirn.

Adão Francisco, Baré - 3o Suplente
Com uma trajetória de trabalho no controle social do DSEI- ARN relacionada ao diálogo com o movimento indígena e os agentes indígenas de saúde, Adão está em seu primeiro mandato como diretor da Foirn. Foi eleito como representante do Alto Rio Negro e Xié em assembleia realizada na comunidade de Juruti.



https://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-rio-negro/foirn-encerra-sua-xv-assembleia-geral-eletiva-e-elege-nova-diretoria-para-2017-2020
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source