De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Escola Guateka promove Mostra Cultural

19/12/2016

Fonte: O Progrosso- http://www.progresso.com.br



A Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka - Marçal de Souza, localizada na Aldeia Jaguapiru, promoveu a Mostra Cultural, "Os 99 anos da Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa", popularmente conhecida como Reserva Indígena de Dourados. A instituição expôs em parceria com o jornal O PROGRESSO, o Projeto de Leitura e Produção Textual utilizando os jornais históricos relacionados a Reserva, além de inúmeros trabalhos estudantis e apresentações culturais para a comunidade.

A abertura do evento foi com o Grupo Teatral Veraju, coordenado pela professora Graciela Chamorro (UFGD) e apresentação do Projeto de violão da escola que executou o hino nacional e outras músicas pelo professor Gileandro Barbosa.

A história da Reserva Indígena e as dificuldades encontradas no decorrer dos seus 99 anos, foram expostos pela professora Edina Souza, filha de Marçal de Souza, pelas lideranças da Aldeia Jaguapiru, Sílvio de Leão, da Aldeia Bororó, Gaudêncio Benites e professor Almires Martins.

As apresentações culturais foram variadas. Teve danças indígenas da etnia terena e a história do pai do professor Édio Felipe Valério, Guilherme Valério, um dos patriarcas da etnia terena.

Na programação também constou apresentação do Brô MCs, primeiro grupo indígena de rap do Brasil, peças teatrais coordenadas pela professora Roselayne Miguel. No pátio escolar, exposições de artesanatos, pinturas em telas e maquetes.

Os colaboradores do evento foram o jornal O PROGRESSO, o grupo de pesquisa do professor Protásio e professora Graciela Chamorro, professores, estudantes e administrativos da Unidade Escola, dirigido pelo diretor, professor Fabiano Avelino.



http://www.progresso.com.br/caderno-b/escola-guateka-promove-mostra-cultural
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.