De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

A Política Estadual de Saúde Indígena tem como objetivo o atendimento às etnias Pataxó, Pankararú, Xucurú Kariri, Maxakali, Mokuriñ, Kaxixó, Krenak e

02/05/2017

Fonte: Olhae olhae.net



A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou nesta terça-feira (02/05), em Belo Horizonte, reunião do Grupo Condutor da Política Estadual de Saúde Indígena. Estiveram presentes lideranças indígenas de diferentes etnias presentes no estado, além de gestores municipais e estaduais.
A Política Estadual de Saúde Indígena tem como objetivo o atendimento às etnias Pataxó, Pankararú, Xucurú Kariri, Maxakali, Mokuriñ, Kaxixó, Krenak e Xacriabá. No primeiro semestre de 2016, a SES-MG finalizou uma série de visitas técnicas aos municípios com jurisdição indígena, resultando na criação da nova Política de Saúde Indígena, pautada no diálogo e respeito à tradição.
A liderança indígena do município de Carmésia, Alexandre Pataxó, falou sobre a importância do diálogo na construção de políticas públicas voltadas para esses povos. "É importante que o gestor conheça as aldeias, faça um trabalho corpo a corpo. A liderança precisa olhar no olho do gestor. Por isso as comunidades sentem esse impacto positivo de avanço e agradecemos essa busca pelo diálogo", explica.
De acordo com a Subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da SES-MG, Maria Turci, a Política Estadual de Saúde Indígena busca assegurar o acompanhamento e a atenção à saúde da população indígena aldeada no estado. "O objetivo é garantir o acesso ao serviço de saúde com qualidade e, ao mesmo tempo, valorizar suas tradições e costumes", afirma.



https://olhae.net/saude/a-politica-estadual-de-saude-indigena-tem-como-objetivo-o-atendimento-as-etnias-pataxo-pankararu-xucuru-kariri-maxakali-mokurin-kaxixo-krenak-e
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.