De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Polícia investiga morte de cacique em aldeia indígena de Ronda Alta

21/03/2017

Fonte: G1 g1.globo.com



A polícia investiga a morte de um cacique de 57 anos em Ronda Alta, no Norte do Rio Grande do Sul, na noite de segunda-feira (20). A vítima, identificada como Antonio José Mig Claudino, foi atingida por cinco tiros quando estava em um bar com outro indígena na aldeia localizada na região do Alto Recreio.

Conforme o delegado Leandro Guimarães Antunes, um homem desceu de um veículo, se aproximou e deu os disparos. O cacique foi atingido na região do pescoço e nuca; já o outro indígena ficou ferido por um tiro de raspão. O cacique chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Três testemunhas prestaram depoimento na delegacia: o indígena que acompanhava o cacique, o proprietário do bar e uma mulher que estava no local. Relataram que o crime foi rápido, mas não entraram em um consenso de quantas pessoas estariam no carro. "Há duas versões: que haveria um homem e uma mulher no veículo, e outra que havia dois homens e uma mulher no carro", explica Antunes.

Para o delegado, o crime tem características de execução. "Devido à maneira como foi. A pessoa chegou, encostou revólver e atirou a queima-roupa", comenta.

Ainda segundo Antunes, a tribo indígena estaria arrendando áreas desapropriadas de brancos e as melhores terras estariam sendo negociadas pelas lideranças, o que desagradou um grupo de indígenas.
O crime é investigado inicialmente pela Polícia Civil. Caso se confirme que tenha ligação com disputas de terras, deve ser repassado para a Polícia Federal.

"Precisamos esclarecer motivação do crime. Se envolver questões de terras, provavelmente vai ficar com a Polícia Federal. Se não, fica com nós," explica.
Agentes da Polícia Civil devem ir para a aldeia indígena para localizar alguma outra testemunha. "Ontem [segunda-feira], estavam todos agitados", conta. A PF também deve ir ao local.



http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2017/03/policia-investiga-morte-de-cacique-em-aldeia-indigena-de-ronda-alta.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.