De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Povo Guarani ocupa Secretaria da Presidência em São Paulo

30/08/2017

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com



Um grupo de índios do povo Guarani ocupou o prédio da Secretaria da Presidência da República em São Paulo, na Avenida Paulista.

O grupo tem uma manifestação programada para as 17 horas no vão do Museu de Artes de São Paulo (Masp). Os índios exigem a revogação de uma portaria do Ministério da Justiça que anulou a declaração da Terra Indígena Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, e de um parecer da Advocacia Geral da União que pode afetar os processos de demarcação de terras indígenas.

"O povo Guarani ocupou hoje a casa da Presidência em São Paulo porque o Governo Temer invadiu no último dia 21 a nossa casa, a Terra Indígena Jaraguá. Temer também invadiu a nossa casa em Brasília que é a Funai, colocando ruralistas lá dentro", criticou o grupo por meio de comunicado.

Segundo o Instituto Socioambiental, são mais de 700 indígenas vivendo na Terra Indígena Jaraguá. A região fica na divisa da capital paulista com Osasco e é ocupado por cinco aldeias: Ytu, Pyau, Itakupe, Ita Vera e Ita Endy. A área foi reconhecida na década de 1980 com apenas 1,7 hectare, a menor terra indígena do país.

Em 2013, a Fundação Nacional do Índio (Funai) aprovou estudos que reconhecem 532 hectares como limites constitucionais da Terra Indígena Jaraguá. Em 2015, uma portaria do Ministério da Justiça declarou a área como de ocupação tradicional do povo Guarani Mbya, mas a portaria 683 deste ano, alvo das críticas do grupo, anulou essa decisão.



https://oglobo.globo.com/brasil/povo-guarani-ocupa-secretaria-da-presidencia-em-sao-paulo-1-21766394
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.