De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios protestam em frente à delegacia e pedem informações sobre assassinos de professor da etnia Tapirapé

30/01/2018

Fonte: Olhar Direto http://www.olhardireto.com.br



Cerca de 40 indígenas da etnia Tapirapé se mobilizaram e fizeram um protesto em frente à Delegacia de Confresa (a 1.170 km de Cuiabá) na tarde desta terça-feira (30) para pedir informações sobre os responsáveis pelo assassinato do professor Daniel Kabixana Tapirapé, 37 anos, que estava desaparecido desde o último dia 16. De acordo com a Polícia Civil o protesto durou pouco tempo e foi pacífico.

Segundo informações da Polícia Civil a mobilização começou por volta das 14h30 e reuniu entre 40 e 50 indígenas. Eles cobravam mais informações sobre a prisão dos suspeitos, Romilson Ferreira da Silva, de 22 anos, Fernando Nascimento Diniz, de 18, e da apreensão do adolescente de 15 anos, acusados de matar o professor Daniel Tapirapé.

Buscando se inteirar do inquérito um representante dos indígenas entrou na delegacia e conversou com a Polícia Militar e com o delegado André Rigonato, que explicaram como ocorreram as prisões. O protesto durou por pouco tempo e o grupo já não está mais em frente à delegacia. Os suspeitos já foram encaminhados para uma unidade prisional.

O caso

Três jovens, identificados como Romilson Ferreira da Silva, de 22 anos, Fernando Nascimento Diniz, de 18, e um adolescente de 15 anos foram detidos acusados de assassinar o professor indígena Daniel Kabixana Tapirape, 37 anos, em Confresa.

O indígena da aldeia Hawalora, no município de Santa Terezinha, estava desaparecido desde o dia 16 de janeiro e foi encontrado após a prisão dos suspeitos. Os suspeitos confessaram a morte do indígena, á pedrada, motivada para roubar a motocicleta e também dinheiro da vítima.

Segundo o delegado, quando abordado, o professor estava em um bar na área central da cidade ingerindo bebida alcoólica. Os suspeitos também estavam no estabelecimento e perceberam que o professor indígena tinha dinheiro, então decidiram roubar à vítima, que reagiu entrando em luta corporal e terminou morta a pedrada.

O suspeitos serão autuados em flagrante por roubo seguido de morte (latrocínio) com pedido de conversão para prisão preventiva.



http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=442555&edt=25&noticia=indios-protestam-em-frente-a-delegacia-e-pedem-informacoes-sobre-assassinos-de-professor-da-etnia-tapirape
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.