De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios fazem engenheiro refém em aldeia durante vistoria a obra em atraso em MT

23/02/2018

Autor: Márcio Falcão

Fonte: G1 http://g1.globo.com/



Índios da etnia Bakaíri estão mantendo um engenheiro civil refém dentro da aldeia deles, a 100 km do centro de Paranatinga, município a 411 km de Cuiabá. O engenheiro foi identificado como Jean Carlos de Ávila.

Correção: Inicialmente, a Prefeitura de Paranatinga havia informado que um mestre de obras também estaria sendo mantido preso na aldeia. Mas, às 15h [16h no horário de Brasília], o município corrigiu a informação e disse que os índios mantém somente o engenheiro refém.

À reportagem, o município relatou não ter informações sobre as condições em que o engenheiro está sendo mantido na aldeia. Representantes da administração municipal, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério Público Estadual (MPE) estão na aldeia e tentam negociar a soltura do refé.

A vítima presta serviço para a Prefeitura de Parantinga e se deslocou até a aldeia na manhã de quinta-feira (22) para vistoriar a obra de uma escola municipal, que está inacabada. Desde então, foi impedido de deixar a aldeia.

Os índios afirmam que o ato é uma forma de protesto devido a demora na construção da escola. A obra teve início em dezembro de 2014 e, até hoje, não foi finalizada.


https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/indios-fazem-engenheiro-e-mestre-de-obras-refens-em-aldeia-indigena-durante-vistoria-a-obra-em-atraso-em-mt.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.