De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Engenheiro que ficou refém de índios durante vistoria a obra em aldeia é liberado em MT

24/02/2018

Autor: Maycon Araújo

Fonte: G1 http://g1.globo.com/



O engenheiro Jean Carlos de Ávila, que estava refém de índios da etnia Bakaíri na aldeia deles, a 100 km do centro de Paranatinga, município a 411 km de Cuiabá, foi liberado pelos indígenas nessa sexta-feira (23). Jean estava detido no local desde quinta-feira (22).

Uma equipe, formada pelo prefeito de Paranatinga, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério Público, foram até a comunidade indígena e trouxeram o engenheiro.

Ele ficou retido pelos índios de quinta-feira até o fim da tarde de sexta-feira e não houve violência.

O engenheiro vistoriava a construção de uma escola dentro da aldeia, quando foi avisado que não poderia mais sair de lá até que a prefeitura desse um prazo pro término das obras que começou em dezembro de 2014 e deveria ter ficado pronta em março de 2015.

O município alega que a paralisação ocorreu por irregularidades na construção apontada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, que liberou os recursos.

Em nota a Prefeitura de Paranatinga informou que deve finalizar a obra da escola até o dia 31 de março. O Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, por enquanto, disse que não vai se manifestar sobre a paralisação das obras da escola.




https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/engenheiro-que-ficou-refem-de-indios-durante-vistoria-a-obra-em-aldeia-e-liberado-em-mt.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.