De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios liberam estudo para linha de transmissão que corta terra vaimiri-atroari

16/03/2018

Autor: Marcelo Toledo

Fonte: Folha de S. Paulo https://www.folha.uol.com.br/





Indígenas da etnia vaimiri-atroari autorizaram, nesta quinta-feira (15), que os estudos para a implantação de uma linha de transmissão de energia elétrica entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR) sejam feitos dentro de sua terra indígena.

Anunciada pela ex-presidente Dilma Rousseff, o chamado linhão Tucuruí deveria estar em funcionamento já neste ano, mas nunca foi implantado.

Os indígenas contestaram a emissão de licença prévia ambiental para a construção das linhas que cortariam sua terra indígena em 125 km, às margens da rodovia BR-174.

Roraima é o único estado do país que não faz parte do sistema interligado nacional e sofre com frequentes apagões. O estado é dependente de energia fornecida pela Venezuela desde 2001 e de termelétricas.

Para colocar Roraima no mapa energético brasileiro, será preciso fazer 721,4 km de linhas de transmissão, atravessando os estados do Amazonas (247,1 km) e Roraima (474,3 km), passando por nove municípios, entre eles as capitais dos dois Estados.

Líderes do povo vaimiri-atroari entregaram ao presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Franklimberg de Freitas, a autorização para que uma equipe multidisciplinar entre na terra indígena para fazer o plano básico ambiental.

De acordo com a Funai, há necessidade de adequação do plano de trabalho que, quando concluído, passará por discussões de ações de mitigação e compensação entre a Eletronorte e os vaimiri-atroari.

Por meio de sua assessoria, Freitas disse que a construção da linha de transmissão é uma das prioridades do presidente Michel Temer. "As lideranças vaimiri-atroari se mostraram sensíveis ao problema e a Funai tem atuado como facilitadora desse diálogo", disse.

O governo de Roraima ajuizou ação no STF (Supremo Tribunal Federal) no último dia 5 pedindo a suspensão da obrigatoriedade da consulta aos indígenas para a construção da linha de transmissão.

A ação foi protocolada contra o Congresso, por ter editado decreto que ratificou convenção da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que determina a consulta aos povos indígenas quando estejam previstas medidas que podem afetá-los.

Na última quarta (14), o ministro Luiz Fux deu prazo de dez dias para que as partes se manifestem.

A intenção original era instalar 250 torres dentro da terra indígena, na faixa de domínio da rodovia BR-174, que, desde seu surgimento, nos anos 70, é fechada todas as noites pelos índios.



https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/03/indios-liberam-estudo-para-linha-de-transmissao-que-corta-terra-vaimiri-atroari.shtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.