De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ministro defende Linhão de Tucuruí em área indígena

21/05/2018

Fonte: Folha web http://folhabv.com.br/



O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, defendeu, nesta segunda-feira, 21, por meio de nota, a liberação da linha de transmissão projetada para ligar as capitais de Manaus-AM e Boa Vista- RR.

Empreendimento foi licitado em 2011, mas, por falta de licenciamento relacionado à construção de rede em território dos índios waimiri-atroari, o projeto até hoje não saiu do papel.

Hoje, o ministério apresentou uma série de argumentos favoráveis à instalação da Linha Manaus-Boa Vista. O documento tratava da possibilidade de classificar o projeto como de interesse nacional, o que seria uma estratégia para facilitar o licenciamento.

"Os direitos dos povos indígenas devem e sempre serão respeitados pelo MME. Porém, também é dever do MME garantir o fornecimento de energia a todos os brasileiros - o que não vem ocorrendo com os moradores de Roraima", destacou o Ministério de Minas e Energia, em nota no qual admite ter tratado com o Ministério da Defesa a possibilidade de a obra "ser vista" como relevante para política de Defesa Nacional.


http://folhabv.com.br/noticia/Ministro-defende-Linhao-de-Tucurui-em-area-indigena/40096
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.