De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Professor e aluno de escola indígena do AM vencem conferência ambiental em São Paulo

09/07/2018

Autor: Priscila Rosas

Fonte: A crítica https://www.acritica.com/



Imagine, depois de 15 anos, voltar a conquistar um prêmio da juventude, mas agora como mentor do ganhador? Foi exatamente o que aconteceu com o pedagogo Diego Garcia Filgueira, gestor da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, situada na aldeia Moyray, em Autazes, município distante 113 quilômetros de Manaus.

Ele ajudou o aluno Pedro Gama, do 8o ano, a ganhar a 5ª Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente 2018, com o trabalho "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas: Cuidar hoje para termos amanhã", sobre a preservação de mananciais, igapós, rios e igarapés. O evento deste ano, com temática sobre preservação da água, aconteceu entre os dias 15 e 19 de junho, em Campinas, São Paulo.

"Em 2003 fui a Brasília, como delegado, representando o meu povo Mura. Fui o único de Autazes. Agora, fui como professor acompanhando o aluno da escola a Campinas, em São Paulo. Ganhamos a competição municipal e depois a estadual. Passamos quatro dias com 25 Estados do Brasil, com 15 delegados do Amazonas, discutindo propostas e oficinas de projetos em prol de nossa água", explica o pedagogo.

Os delegados têm a função de discutir e elaborar propostas sobre o tema. Para ele, ganhar o prêmio foi muito importante porque assim os indígenas vencem o preconceito através da educação. Em adicional, o Meio Ambiente está sendo pautado.

Há 15 anos, o pedagogo Diego ganhou o prêmio na I Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (I CNIJMA), em 2003, com a composição de um rap ambiental. A primeira edição contou com a participação de 15.452 escolas de todos o Pais, mobilizando mais de cinco milhões de pessoas em 3.461 municípios. Isso foi um marco para a educação indígena na cidade. Depois de 15 anos, isso volta a se repetir, mas agora na 5ª Conferência.

Para Pedro Gama, o ganhador dessa edição, também da etnia Mura, a experiência de defender a própria escola e representar seu povo foi construtiva. "Aprendi muita coisa lá e fiz novas amizades. Agora estou com muita vontade de ajudar minha aldeia", fala.

A educação indígena no Amazonas tem enfrentado vários desafios nos últimos anos. Há dez anos, quem dava aula eram professores não-indígenas. Hoje, já há profissionais indígenas habilitados para essa função. Diego Filgueira explica que faltam dois principais pontos na educação escolar indígena. A primeira é a infraestrutura, como construção de um prédio adequado, além de uma comunidade acadêmica com corpo efetivo.

O segundo ponto é o foco nas escolas indígenas com ensino de qualidade atrelados a valorização da cultura e costume no âmbito escolar. Hoje, os professores ensinam as matérias gerais em conjunto com disciplinas focadas na cultura indígena. "Tudo isso é conquista. O povo mura fica contente", comemora o gestor. Todos 286 alunos da Escola Municipal Dr. Jacobina são indígenas, com 253 no ensino fundamental e 35 no ensino médio.

Iniciativa

A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (5ª CNIJMA) é uma iniciativa do órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelos ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA) do Governo Federal.



https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/professor-e-aluno-de-escola-indigena-do-am-vencem-conferencia-ambiental-em-sp
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.