De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Gurupi: índios, negros e cultura sem fronteiras

20/11/1997

Autor: Flávio dos Santos Gomes

Fonte: O Liberal



Documentos anexos


O autor traça a história da região do Rio Guamá, no Pará, mais especificamente, da ocupação das matas do Gurupi e Turiaçu, dando ênfase ao aspecto da luta de resistência dos povos, nativos ou não, que por uma razão ou outra acabaram se instalando na região. Para isso, o autor se utiliza de dois marcos: a viagem realizada pelo explorador e engenheiro Henrique Jorge Huxley, iniciada no final de 1919, com o objetivo de pacificar os então temidos índios "Urubu", hoje chamados Ka'apor; e a expediação à região realizada por Darci Ribeiro e uma equipe de antropólogos nos anos de 1949, 50 e 51. Enfatiza o autor também a complexidade de se saber com exatidão o processo de ocupação da região, em razão da miscigenação alí ocorrida com vários grupos de escravos fugidos e quilombolas que entraram em contato com os índios da região desde muito cedo. Ao fim, referindo-se aos problemas atuais por que passam muitos índios e outros povos da região, notadamente os índios Tembé, critica o descaso das autoridades federais e louva a luta incessante desses povos.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.