De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios são alvo de abuso no Pará

11/12/1997

Fonte: O Liberal



Documentos anexos


Em estudo divulgado no início do mês em Brasília e apresentado ontem em Belém, indica que o estado do Pará é o que mais pratica agressões contra índios no Brasil. O relatório é do Conselho Indigenista Missionário, e foi transformado na revista "Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil". Na cerimônia de lançamento, abriu-se espaço para depoimentos de índios Tembé, que fizeram um relato sobre a exploração de que são alvos. O Pará ocupa a primeira colocação ao totalizar 13 terras indígenas contestadas das 22 que existem em seu território. No que diz respeito às agressões de particulares contra as comunidades e o patrimônio indígenas, o Pará é líder absoluto. Segundo a Cimi, nesses casos, as agressões são praticadas sobretudo por madereiros e garimpeiros.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.