De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MVPI leva vacinas a aldeias de dificil acesso no DSEI Guamá-Tocantins

06/05/2019

Fonte: Portal MS http://portalms.saude.gov.br



O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá-Tocantins realizou, no dia 25 de abril, a abertura do Mes de Vacinaça~o dos Povos Indigenas (MVPI) na Aldeia Mapuera. A ação foi executada pelo Polo Base Oriximiná em parceria com o Ministério da Defesa por meio do Exército Brasileiro.

A aça~o leva vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde a locais de dificil acesso. A proposta é intensificar a imunizaça~o em áreas indigenas visando a melhoria da cobertura vacinal. A estratégia integra a Semana Mundial de Vacinaça~o, coordenada pela Organizaça~o Pan-Americana da Saude (OPAS-OMS) em diversos paises da América Latina.

No dia da abertura, 700 doses foram utilizadas para imunizaça~o da populaça~o indigena Wai Wai da Aldeia Mapuera. Participaram desta aça~o de imunizaça~o o sargento Thiago Tarllinton, do 8o Batalha~o de Engenharia da Construça~o de Santarém (PA); o major Alfredo Mota Junior; o psicologo Marcelo Vieira Conteiro da Silva, do Comando Militar do Norte; e o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

A ação vai beneficiar mais de 16 mil indigenas de 24 municipios do Estado do Pará e de um município no Estado do Maranha~o - todos atendidos pelo DSEI-GuaToc. Foram ofertadas 20.548 doses de vacinas para proteger toda a populaça~o de uma série de doenças: a influenza, o sarampo, as hepatites A e B, a rubéola, a coqueluche, o sarampo, a caxumba, a difteria, a febre amarela, a varicela e outras infecções bacterianas e virais graves. A distribuição de vacinas foi executada conforme previsto no Mês de Vacinaça~o dos Povos Indigenas.

Ao todo, 409 profissionais participaram das ações em todo o território do DSEI GuaToc. As Equipes Multidisciplinares de Saude Indigena (EMSI) são compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, auxiliares de saude bucal, Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e de Saneamento Básico (AISAN). A logistica dessa vacinaça~o é diferenciada, pois leva em consideração as especifidades de cada populaça~o e as demandas de transporte de equipes e insumos até as aldeias - seja por carro, barco, helicoptero ou avia~o.

O modelo de atença~o estabelecido pela Politica Nacional de Atença~o à Saude dos Povos Indigenas (PNASPI) prioriza as atividades de promoça~o à saude e de prevença~o e controle de doenças baseando-se no perfil epidemiologico da populaça~o indigena. A imunizaça~o é uma das ações prioritárias.

A ideia é intensificar a imunizaça~o de toda as áreas do DSEI e especialmente junto a populaça~o mais vulnerável: crianças menores de 5 anos, idosos, gestantes e mães que deram à luz nos últimos 45 dias nas regiões de dificil acesso e onde há baixa cobertura vacinal.

DSEI Guamá-Tocantins
O DSEI GuaToc atende uma população de 16.649 indígenas de 40 etnias, que se distribuem em 178 aldeias espalhadas por 22 municípios. O atendimento é realizado por 18 Equipes Multidisciplinares que atuam em 9 Polos Base e em 5 Casas de Saúde Indígena (CASAIs).




http://portalms.saude.gov.br/noticias/sesai/45420-mvpi-leva-vacinas-a-aldeias-de-difi-cil-acesso-no-dsei-guama-tocantins
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.