De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

STF mantém suspensão de reintegração de posse de sítio ocupado por índios

13/02/2020

Autor: Adriel Mattos

Fonte: Correio do Estado - https://www.correiodoestado.com.br/



Funai teme por conflito entre indígenas e policiais na região.



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, manteve decisão de primeira instância que suspendeu que determinava a reintegração de posse de um sítio ocupado por indígenas em Mato Grosso do Sul. A Fundação Nacional do Índio (Funai) acionou a corte por conflito direto entre a etnia Kaiowá e forças policiais.

Esse mesmo caso já havia tido decisão semelhante em abril de 2018, pela então presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. A 1ª Vara Federal de Dourados havia concedido à época liminar em ação sobre a posse da propriedade rural, decisão mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Foi determinado prazo de três meses para a operação de desocupação, que deveria ser realizada pelas Polícias Federal e Militar e pela Funai.

Na ação, a fundação argumentou que o processo de identificação e delimitação da Terra Indígena Dourados-Abambaipeguá I está em estágio avançado e ressaltou que o clima de mobilização indígena se mantém, aumentou o risco de conflito em eventual operação de desocupação forçada.

"Mais prudente se faz manter o status quo vigente, visto que as consequências de um eventual conflito entre forças policiais e um número incerto de indígenas poderiam ser muito mais danosas aos envolvidos, inclusive com perda de vidas humanas, o que veementemente se busca evitar", escreveu Toffoli em sua decisão.





https://www.correiodoestado.com.br/cidades/stf-mantem-suspensao-de-reintegracao-de-posse-de-sitio-ocupado-por-indios/367568
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.