De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios Xokós comemoram a 'Festa da Retomada' nesta sexta-feira, 9

08/09/2022

Fonte: FAN F1 - https://fanf1.com.br/



Índios Xokós comemoram a 'Festa da Retomada' nesta sexta-feira, 9

08/09/2022

Nesta sexta-feira, 9, os indígenas sergipanos comemoram a Festa da Retomada, recordando a data em que o seu povo viveu por anos embaixo de árvores e retomou a sua terra, no ano de 1979. O Povo Xokó é o único grupo étnico indígena de Sergipe reconhecido pelo estado brasileiro. Seu território localiza-se na região do Alto Sertão, município de Porto da Folha, às margens do Rio São Francisco, a 155 km de Aracaju. Cerca de 400 pessoas vivem nas Ilhas de São Pedro e Caiçara, segundo dados do Instituto SocioAmbiental (ISA).

"É um momento de celebração e manifestação da nossa cultura. Comemoramos todos os anos porque foi a partir da nossa saída da Caiçara para a Ilha de São Pedro que começamos a conseguir a nossa liberdade. Mas, isso custou caro. Tivemos uma grande matança, ameaças e perseguição a grupos indígenas. Fomos impedidos de dançar e cantar o nosso Toré. Um tempo difícil para os nossos parentes", recorda o indígena da etnia Xokó, Lindomar Santos Rodrigues, mais conhecido como Lindomar Xokó, que foi o primeiro indígena a ocupar um cargo político no Estado, atuando como vereador na Câmara de Porto da Folha, em abril de 2019.

De acordo com a antropóloga Beatriz Góis Dantas (1980), desde o final do século XVII, os indígenas da missão de São Pedro conseguiram o domínio reconhecido sobre as terras, que lhes foram cedidas pelo instituidor do Morgado de Porto da Folha. Por isso, viveram tensões e dissensões próprias das comunidades dos povos originários e, nos dias atuais, seguem reconstruindo sua identidade, que tem nos torés um portal que os conduz ao encontro com o sagrado.

Para Lindomar, o povo Xokó sofreu bastante, mas é possível contabilizar muitas conquistas desde a retomada. "Hoje somos um povo autônomo, praticamente. Nós temos um serviço de saúde bastante estruturado, prestado pela União, temos transporte sanitário, água tratada de excelente qualidade, postos de saúde e escola. Nossa comunidade também é contemplada pelos programas sociais do Governo. Nosso principal problema hoje está no acesso à aldeia, pelas péssimas condições da estrada. Mas, infelizmente, essa é uma realidade de toda região, digo até de todo o Estado, e eu estou na luta para mudar isso", afirma o ex-vereador que, atualmente, colocou o seu nome à disposição para disputar as eleições de 2022 para o cargo de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

https://fanf1.com.br/cidades/2022/09/28524/indios-xokos-comemoram-a-%E2%80%98festa-da-retomada%E2%80%99-nesta-sexta-fei.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.