De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Garimpeiros criminosos atiram contra agentes do Ibama

24/02/2023

Fonte: Portal Vermelho - https://vermelho.org.br/



Garimpeiros criminosos atiram contra agentes do Ibama
Os fiscais revidaram e um dos criminosos foi baleado. De acordo com o Instituto, eram sete voadeiras que transportavam cassiterita roubada do território indígena

Iram Alfaia

24/02/2023

Garimpeiros furaram o bloqueio de fiscalização na Terra Indígena (TI) Yanomami e atiraram contra agentes do Ibama na base federal de Palimiú nesta quinta-feira (23). Os fiscais revidaram e um dos criminosos foi baleado.

O ferido foi preso pela Polícia Federal (PF) por atacar servidores. Os demais conseguiram fugir. De acordo com o Ibama, eram sete voadeiras que transportavam cassiterita roubada da TI Yanomami.

A região de Palimiú é a mesma atacada por garimpeiros armados há quase dois anos, em maio de 2021, contra agentes da PF.

O Instituto Socioambiental (ISA) lembrou que a Hutukara Associação Yanomami denunciou sucessivos ataques com tiros e bombas de garimpeiros ilegais contra famílias indígenas na região.

Naquele mesmo ano, os indígenas denunciaram "forte mudança na dinâmica do garimpo no Rio Uraricoera.

Se antes a pressão dos garimpeiros era menor, hoje percebem que a presença dos invasores saiu do controle. Ainda de acordo com os indígenas, agora todos eles [garimpeiros] circulam fortemente armados pelo rio [Uraricoera].

De acordo com a Hutukara, houve um grande aumento no trânsito de embarcações no Rio Uraricoera, com a presença de forte maquinário e o uso de aeronaves, carotes e quadriciclos.

"O fato de que as balsas hoje são de ferro, não mais de madeira, e que existem grandes dragas são, para eles, indicadores de mudança na escala da atividade garimpeira. Além disso, nos últimos meses passaram a ver helicópteros carregando grandes mangueiras penduradas", relatou o ISA.

https://vermelho.org.br/2023/02/24/garimpeiros-criminosos-atiram-contra-agentes-do-ibama-na-ti-yanomami/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.