De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Morte de índio não é resultado da vacina CoronaVac, diz médica

01/02/2021

Autor: Sandra Assuncao

Fonte: Ac24Horas - ac24horas.com



https://ac24horas.com/2021/02/01/infectologista-diz-que-morte-de-indio-acreano-nao-e-resultado-da-vacina-coronavac/

A médica infectologista Rita de Cassia Lima, que cuidou do indígena Fernando Katukina, durante o período em que ele ficou internado com Covid-19, afirmou que a morte do indígena não foi provocada pela vacina CoronaVac , que ele tomou no dia 19 de janeiro.

A profissional da saúde diz que por motivo de ética profissional, não pode falar sobre as doenças dele, mas cita que depois que Fernando Katukina, teve Covid-19, os outros problemas de saúde dele se agravaram. "Eu cuidei dele na enfermaria Covid do Hospital de Campanha há uns dois meses atrás e ele tinha uma saúde muito frágil. Fernando não morreu por causa da vacina. Muita gente ficou preocupada com a notícia e fez ligação entre a vacinação e a morte dele. Mas quero dizer que a vacina é segura e é o único meio de evitar a doença", afirma

De acordo com familiares de Fernando Katukina, além de diabetes e hipertensão, ele também tinha insuficiência cardíaca congestiva . Katukina morreu em casa na terra indígena Campinas, na BR-364 na madrugada desta segunda-feira, 1.

O Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI, não se manifestou sobre a morte de Katukina. A Funai divulgou uma nota, lamentando a morte do indígena, que era liderança do povo dele.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.