De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Apenas um terço da população indígena do Brasil vive em suas terras, diz Censo

07/08/2023

Autor: Carla Rocha

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com



Problema tem relação com demora na demarcação de territórios. Durante governo de Jair Bolsonaro, nenhuma área foi regularizada
Por Carla Rocha

07/08/2023 11h12 Atualizado há 21 horas

A lentidão na demarcação de terras indígenas no país - durante o governo de Jair Bolsonaro não houve uma regularização sequer - se revela num dado do censo do IBGE sobre a distribuição desta população. Do total de cerca de 1,7 milhão de indígenas no país, apenas 622,1 (36,73%) vivem em terras indígenas contra 1,1 milhão (63,27%) fora delas. Três estados concentram quase metade dos indígenas que vivem dentro de suas áreas: Amazonas (149 mil), Roraima (71,4 mil), e Mato Grosso do Sul (68,5 mil).

Isso significa que apenas um terço da população indígena no Brasil vive em suas terras. O Sudeste é região com a maior proporção de indígenas que viviam fora desses territórios delimitados (82,56% ou 101,9 mil), seguido do Nordeste (75,43% ou 398,9 mil) e do Norte com 57,99% (436,9 mil).

Em abril deste ano, seis terras foram demarcadas
De acordo com os últimos levantamentos da Apib (Articulação dos Povos Indígenas), mais de 200 terras indígenas aguardam demarcação, em todo o Brasil. Após um longo período sem o problema ser atacado, em abril deste ano, o presidente Lula assinou a demarcação de seis terras indígenas: as TIs Arara do Rio Amônia (AC), com população de 434 pessoas e portaria declaratória do ano de 2009; Kariri-Xocó (AL), com população de 2.300 pessoas e portaria declaratória do ano de 2006; Rio dos Índios (RS), com população de 143 pessoas e portaria declaratória de 2004; Tremembé da Barra do Mundaú (CE), com população de 580 pessoas e portaria declaratória do ano de 2015; Uneiuxi (AM), com população de 249 pessoas e portaria declaratória do ano de 2006; Avá-Canoeiro (GO), com população de nove pessoas e portaria declaratória do ano de 1996.

'Você se considera indígena?", perguntaram técnicos
Os dados do IBGE mostram ainda que, dos 689.202 habitantes de Terras Indígenas, 90,26 % deles se declaravam indígenas. O Norte concentra quase metade (49,12% ou 338,5 mil) do total de habitantes, sendo 93,49% deles indígenas. Já as regiões que tinham, dentro das terras indígenas, o maior percentual de habitantes indígenas eram o Centro-Oeste (97,74%) e o Sudeste (95,01%).

O gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, Fernando Damasco, afirma que a investigação do Censo dentro e fora das Terras Indígenas foi um desafio, já que era a primeira vez que a pergunta de cobertura ("você se considera indígena?") era aplicada fora dos territórios delimitados.

- Para que isso fosse possível, tivemos que mapear essas localidades. Toda a estrutura do IBGE foi mobilizada para fazer o mapeamento que representasse a diversidade territorial indígena. Os povos indígenas estão presentes nas cidades, em áreas urbanas, em áreas rurais, em áreas remotas, em favelas e todos precisam ser recenseados - diz o pesquisador.

Ele também reforça a importância da análise da população indígena dentro e fora dos territórios delimitados:

- Esse é um recorte importante não só para os órgãos indigenistas planejarem e executarem as políticas públicas direcionadas às terras indígenas, mas também porque revela uma demografia específica da população residente nessas áreas. Por isso ela precisa ser investigada e analisada em separado.

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/08/07/apenas-um-terco-da-populacao-indigena-do-brasil-vive-em-suas-terras-diz-censo.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.