De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Terra indígena mais desmatada de 2022 teve queda de 94% do desmatamento no 1o semestre, diz ISA

09/08/2023

Fonte: g1 - https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/08/09/



Terra indígena mais desmatada de 2022 teve queda de 94% do desmatamento no 1o semestre, diz ISA
A TI Apyterewa fica no município paraense de São Félix do Xingu. Outras três terras indígenas da bacia do Xingu que estão entre as mais desmatadas do país também apresentaram redução semelhante.

Por Paloma Rodrigues, g1
09/08/2023

A terra indígena Apyterewa, campeã em desmatamento em 2022, registrou queda de 94% de desmatamento no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. O monitoramento é do Instituto Socioambiental.

Outras três terras indígenas da bacia do Xingu que estão entre as mais desmatadas do país apresentaram redução semelhante: Cachoeira Seca (98%), Trincheira Bacajá (98%) e Ituna Itatá (99%). Os dados são do sistema de monitoramento por satélite SIRAD X.

De forma geral, o desmatamento no Xingu caiu 52% no primeiro semestre de 2023, em comparação com ano anterior. A queda interrompe a tendência de alta dos últimos cinco anos, período em que a bacia perdeu uma área de floresta o equivalente a sete cidades do Rio de Janeiro de floresta.

Nas Unidades de Conservação, o desmatamento passou de 34,9 mil hectares entre janeiro e junho de 2022 para 4,9 mil no mesmo período deste ano. As UCs Floresta Estadual do Iriri e Floresta Nacional de Altamira apresentaram ambas reduções no desmatamento 99%.

"Segundo Biviany Rojas, coordenadora do Programa Xingu do Instituto Socioambiental (ISA), a redução fio possível por conta de maior atuação dos órgãos de controle, mas existe risco de que essas atividades ilegais aumentem no período de verão amazônico.

Apesar da queda no desmatamento, o Instituto afirma que o garimpo segue atuante e de maneira crítica na região, com novas áreas de exploração.

"Observamos que há novas frentes de exploração em regiões mais isoladas da terra indígena Kayapó, um dos territórios mais devastados pela atividade criminosa", disse."


https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/08/09/terra-indigena-mais-desmatada-de-2022-teve-queda-de-98percent-do-desmatamento-no-1o-semestre-diz-isa.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.